sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

RECORDANDO O TERMINAL PARA NAVIOS BUTANEIROS NO RIO DOURO - MOBILGAS


 O KARIN THOLSTRUP passa sob a Ponte da Arrábida de rumo ao Terminal da Mobil em 02/06/1962 / F. Cabral, Porto /.


O KARIN THOLSTRUP em operações de bombagem para os depósitos da Mobil em 02/06/1962 / F. Cabral, Porto /. 


  O BUTADOS vai de saida diante do Terminal da Mobil em 02/09/1967 / Rui Amaro /.


O CIDLA saindo a barra, década de 60 / F. Cabral, Porto /.

Quando a empresa Mobil deliberou estabelecer um posto para descarga e distribuição de gás butano nas margens do rio Douro, foi escolhido o lugar do cais do Cavaco por apresentar duas características importantes e favoráveis, ou seja por estar afastado de zonas habitacionais e pela profundidade do rio no local.
Estes factores já haviam de há muito tempo sido escolhidos para local de fundeadouro para navios com cargas perigosas – inflamáveis ou explosivas, e ainda para navios de grandes dimensões e calado, ou navios em dificuldades.
As instalações foram inauguradas em 02/06/1962 com a entrada na barra do Douro do navio butaneiro Dinamarquês KARIN THOLSTRUP, um navio de pequeno porte, mas as instalações foram utilizadas por navios de cerca 100m de comprimento f.f., e 3.000tb., entre outros os Portugueses BANDIM e CIDLA e o Espanhol BUTADOS.
Infelizmente as condições a que o estado da barra chegara mais tarde, e as alterações introduzidas nos sistemas de transporte e distribuição, além do aumento das dimensões dos navios, levaram à suspensão das escalas dos butaneiros no rio Douro e transferência dos serviços para o porto de Leixões. As instalações do Douro mantiveram-se por mais algum tempo, limitadas ao serviço de distribuição de gás por auto-tanques e foram encerradas por volta de 1990.
KARIN THOLSTRUP – imo 5182310/ 53,8m/ 499tb/ 10kn; 12/1960 entregue por Brand Werft, Oldenburg, à I/S Kosan No. 11 – grupo Dinamarquês Tholstrup, Noresundby; 1979 KARIN, LPG Transportation, La Valeta; 1982 KARIN I, Pounds Marine Shipping Ltd., Portsmouth; 1984 KARIN I, Ocean Marine & Salvage Co., Panama; 06/02/1992 chegava a Vigo para desmantelamento em sucata.
Fontes: F. Cabral, Miramar Ship Index.
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.